Prefeitura de Estância quer com música afastar crianças e jovens do trabalho infantil

 

“A frota está parada no estacionamento. Gestão pública eficiente na construção de política pública efetiva”. Essa frase e a fotografia são da autoria do secretário da Defesa Civil e Cidadania, Coronel Enílson Aragão, provocados pela ação do Governo Gilson Andrade que tem desenvolvido na PEC – Praça de Esporte e Cultura, programa de apoio à erradicação do trabalho infantil (PETI), alcançando jovens do Bairro Cidade Nova.

A imagem registra os vários carrinhos em o abandono do trabalho infantil por parte daqueles que estão na feira de domingo pegando carreto. Para por fim a esta atividade, desde o primeiro semestre deste ano, a Prefeitura juntamente com a Secretaria da Assistência Social, com apoio do conjunto das demais secretarias, desenvolve ações de cidadania para com essas crianças e lhes proporciona momentos de lazer, afastando-as da exploração do trabalho infantil.

O trabalho infantil é muito mais comum do que parece. A situação de crianças e adolescentes trabalhando deve ser identificada e notificada aos órgãos competentes e denunciada pela sociedade em geral. Em Estância as famílias dessas crianças estão sendo visitadas pela Assistente Social, que fará os devidos encaminhamentos para os demais serviços sócio assistenciais.

Na manhã de domingo (10), na PEC, essas crianças foram contempladas com palestra sobre educação para o trânsito, ministrada pela SMTT e puderam assistir, especialmente, apresentação da centenária Lira Carlos Gomes, dentre outras ações proporcionadas pelo PETI.

Além dessas políticas de inserção, a Prefeitura firmou parceria com a Associação Musical Lira Carlos Gomes, com o escopo de implantar um núcleo de iniciação musical nas instalações da PEC, onde os jovens do bairro e os assistidos pelo PETI poderão ser inseridos. As inscrições começaram no dia de ontem (10/10) e podem ser feitas através da Secretaria da Assistência.

A formação musical trará para os futuros alunos a possibilidade de conhecerem o universo da música sob o ensinamento de professores qualificados, assim, passarão pelo conhecimento de técnicas musicais, o BPM da música, escala, ritmo, melodia, harmonia, timbre, etc.

“Vocês estão no caminho do bem! Façam parte dessa instituição centenária que tanto dignifica a nossa cidade de Estância, a Lira Carlos Gomes. Daqui possam sair grandes músicos, daqui possam sair grandes cidadãos e cidadãs levando o bem em cada coração”, acentuou o prefeito Gilson Andrade.

Da assessoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *