Candidato de Bolsonaro?

Coluna Rita Oliveira – 12 outubro

Quando se começou a falar em sucessão estadual 2022 o deputado federal Laércio Oliveira (PP) externou a sua pretensão de concorrer ao governo do Estado.

Com a dianteira do deputado federal Fábio Mitidieri (PSD) em começar a caminhada para disputar mandato de governador, com a simpatia dos aliados, e do prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) sinalizar que também tem a pretensão de entrar na disputa, Laércio começou a falar da sua disposição de concorrer ao governo ou ao Senado.

Começou a viajar para o interior do estado, em visita a prefeitos, vice-prefeitos, ex-prefeitos e vereadores, assim como lideranças municipais. Depois do feriado de 7 de setembro se ausentou da política por conta de viagem ao exterior, por problemas familiares.

Já de volta ao Brasil, retomou no dia 30 de setembro suas visitas ao interior. Iniciou a agenda em Aquidabã, onde foi recebido pelo prefeito Dr Mário Lucena e pela presidente da Câmara de Vereadores, Tânia de Valter. De lá foi a Propriá, onde esteve com o prefeito Dr Valberto, secretários e vereadores. Nos dois municípios reafirmou apenas a sua pretensão de ser pré-candidato a governador.

Entre os dias 2 e 8 de outubro, esteve em Estância, Indiaroba, Santa Lúzia do Itanhy, Arauá, Boquim, Itaporanga D´Ajuda, Areia Branca, Frei Paulo, Pedra Mole, Pinhão e Nossa Senhora das Dores, participando de reuniões com prefeitos e vereadores. Em Poço Redondo, no dia 8, se reuniu com os produtores rurais discutindo o projeto do Canal de Xingó, que não sai do papel há mais de 15 anos.

Por onde passa, Laércio agora tem comunicado aos prefeitos e lideranças sua pretensão de disputar apenas o Governo do Estado, mesmo sabendo que não tem nenhuma chance hoje de ser candidato pelo agrupamento governista. Dos cinco nomes do bloco de Belivaldo, o nome deverá ficar entre Fábio Mitidieri e Edvaldo Nogueira.

Dos cinco nomes do agrupamento, Laércio, junto com o senador Rogério Carvalho (PT), são os com rejeição entre os aliados. O deputado pelo desgaste por ter sido o relator da reforma trabalhista, que prejudicou trabalhadores e beneficiou empresários, e por ser bolsonarista. Já Rogério pelo fato do PT, com Márcio Macedo em 2020, ter feito oposição ao governo, chegando a falar em corrupção no estado quando disputou a Prefeitura de Aracaju contra o aliado Edvaldo Nogueira.

Trocando em miúdos, Laércio dá indícios de que pode disputar o governo em 2022 contando com o apoio do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que caminha para se filiar ao PP, que é o partido do parlamentar. Tem quem acredite que não fará isso, para não perder contratos que sua empresa de terceirizados tem com órgãos estaduais e municipais.
Agora é aguardar para ver, pois até as convenções estaduais de 2022 ainda tem muita água para rolar por debaixo da ponte…

………………………….
Sem conversa
O deputado federal Laércio Oliveira (PP), até o momento, não chegou a ter qualquer conversa com o governador Belivaldo Chagas (PSD) sobre a sua pretensão de disputar o governo em 2022. Segundo Belivaldo, somente no meio da semana passada ele ligou pedindo uma reunião.

Trabalhando 1
Neste final de semana prolongado por conta do feriado de 12 de outubro três pretensos candidatos ao Governo de Sergipe do agrupamento do governador Belivaldo circularam pelo interior do estado.

Trabalhando 2
O deputado federal Fábio Mitidieri (PSD), ao lado do ex-deputado federal André Moura (Muda Brasil), esteve em São Domingos, no sábado, 09, fazendo caminhada pela cidade e visitando a feira na companhia do ex-prefeito Pedrinho, do prefeito de Malhador, Assisinho, e do ex-deputado estadual Venâncio Fonseca.

Trabalhando 3
No domingo, 10, Fábio foi ao povoado Cuminho, em Capela, participar do último dia de festividade em homenagem a Nossa Senhora do Rosário. Estava ao lado do presidente da Assembleia Legislativa, Luciano Bispo (MDB), vereadores e amigos.

No centro-sul 1
O senador Rogério Carvalho (PT), a convite, participou no sábado, 09, de encontro de prefeitos e lideranças do centro sul e sul sergipano, em Arauá. Entre os presentes, os prefeitos Marcos Santana (MDB),  Juca Bala (MDB- Laranjeiras), Givanildo Costa (PT-Salgado) e Dilson de Agripino (Cidadania-Tobias Barreto) e Danilo de Joaldo (DEM-Itabaianinha); o deputado federal João Daniel (PT); o ex-senador Antônio Carlos Valadares (PSB) e o ex-deputado federal Valadares Filho (PSB).

No centro-sul 2
“É preciso pensar em Sergipe para os próximos 40 anos. Que tenhamos um estadista que ouça o seu povo. Sergipe está contando com você, Rogério Coragem”, afirmou Marcos Santana, que é um dos primeiros prefeitos a declarar publicamente apoio ao pré-candidato petista.

No centro-sul 3
“Se quisermos construir um grande projeto, precisamos ouvir, ter firmeza, estudar e ter coragem. Isso Rogério tem! Ele tem um grande compromisso com o povo”, declarou João Daniel, que é presidente estadual do PT.

Aliança fechada 1
O PSB já está fechado com o PT para 2022, referendando em Sergipe a aliança nacional entre os dois partidos. Valadares, inclusive, pode vir a ser o candidato a senador na chapa, com Valadares Filho disputando mandato de deputado federal. Valadares deverá ser o candidato se o ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PL), não topar.

Ponto de vista 1
Na reunião, o ex-senador Valadares ressaltou: “Rogério engrandece a bandeira do nosso estado. Vejo ele como uma árvore frondosa com a semente do presidente Lula”. “Quero parabenizar o senador Rogério por estar debatendo as necessidades e compartilhando o seu mandato com a população. É isso que precisamos: valores e respeito”, afirmou Valadares Filho.

Ponto de vista 2
Para Rogério Carvalho, “são em encontros como esse que trocamos experiências e entendemos de perto as necessidades do povo”.

Alfinetada
Do ex-senador Valadares espetando o ex-aliado Belivaldo Chagas: “Belivaldo agora não tem mais data para anunciar o candidato governista à sua sucessão, conforme declarou. Perguntar não ofende: sempre foi divulgado que a decisão seria para apontar unicamente o candidato a governador e por que adiar o anúncio sine die, se os demais candidatos da chapa majoritária (vice e senador) poderiam ser escolhidos e anunciados mais à frente? Onde há fumaça há fogo, viu Mitidiere?”.

Traição 1
A coluna recebe e-mail de um petista falando em traição dentro do PT. Diz a nota: “Para garantir salário no gabinete do senador Rogério Carvalho, presidente do PT de Aracaju, Jefferson Lima, trai Márcio Macedo e entra em choque com a corrente CNB em Sergipe. Tudo isso, por conta da defesa por parte de alguns petistas do nome de Márcio Macedo para o Senado”.

Traição 2

Prossegue a nota: “A polêmica tem sido grande, o presidente do PT de Aracaju fez uma nota em nome do diretório informando que a vaga de vice e a de senado não teria discussão e seria exclusivamente para trazer aliados. No dia seguinte, o secretário de Organização do PT, Rubens Júnior, lança outra nota desautorizando o Jefferson Lima a tratar desse tipo de assunto. Visto que somente o encontro de delegados tem poder para tratar do tema no momento adequado”. A nota foi encaminhada na última sexta-feira, 08, mas somente publicada agora.

Veja essa…

Em recente entrevista a imprensa, o governador Belivaldo Chagas declarou que muitos dos prefeitos que estão comparecendo às reuniões de Rogério Carvalho (PT) disseram que foram usados, compareceram apenas para tratar de emendas e não de apoio. “Um abuso”, chegou a declarar.

CURTAS

Na tarde desta segunda-feira, 11, o governador Belivaldo Chagas (PSB) anunciou pelas suas redes sociais que Sergipe é o 8º Estado do país que mais investe na economia.

Revela que a informação foi publicada pelo Jornal Valor Econômico, que revelou que em relação ao mesmo período do ano passado (janeiro a agosto), Sergipe aumentou em 69,3% os investimentos, 8° maior aumento relativo dentre os estados e o DF, num valor total de R$ 190,4 milhões em recursos.

“Além de cuidar da nossa estrutura de Saúde, essencial nesta pandemia, nosso governo não parou de investir para o desenvolvimento dos nossos negócios, para acelerar a geração de emprego e renda para a população”, comemorou Belivaldo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *