Especialista explica diferença entre  retrato x fotografia e diz: “No retrato captamos a essência e atitude das pessoas” 

Você já se perguntou qual a diferença entre retrato x fotografia? Em tempos de redes sociais, é muito comum associar retrato e fotografia a um único contexto já que, às vezes, as duas coisas se fundem, mas não possuem o mesmo significado. Enquanto a fotografia registra qualquer tipo de imagem, por outro lado o retrato capta pessoas assim como explica o especialista em foto retrato, Danillo França.

“Costumo dizer que a foto retrato é, sem dúvidas, um dos tipos mais admiráveis e ousados quando falamos em fotografia. Fazer fotos de pessoas não requer apenas técnica e habilidade, mas um toque singelo de humanidade onde iremos garantir que o retrato não só imortalize alguém, mas continue gerando vida ao passar dos anos. Quando criamos retratos queremos dizer algo sobre uma pessoa. Registramos o melhor da sua essência, fazendo com que ela compartilhe sua identidade e atitude com o resto mundo”, afirma França.

Como fazer um excelente retrato? 

Quando se trata de fotografia de retrato, Danillo comenta que existem diversos fatores que o levam a fazer um excelente trabalho. “Um desses fatores é ter um bom foco, iluminação adequada, trabalhar composições, a vitalidade das poses e enquadramento. Esses são alguns dos elementos mais básicos, existem outros; mas para quem é curioso sobre o assunto um ponto importante para personificar um bom retrato está no foco. Retrato se baseia em focos, e quando você consegue capturar um foco perfeito não tenha dúvidas que a sua foto causará um tremendo efeito na imagem”, diz o fotógrafo.  

Apesar do retrato ser uma das temáticas mais antigas a ser explorada na fotografia, Danillo comenta que quando se trata de retrato necessariamente não precisa focar em fotografia de rosto. “Podemos ter diferentes abordagens como questões de primeiro plano, plano médio, plano geral, pormenores e também, ter diferentes abordagens sobre o mesmo: retrato de rua, institucional, artístico, moda, etc. Qualquer uma destas abordagens proporciona-nos mil e uma opções diferentes a nível de técnica, luz ou composição”, enfatiza.

Sobre Danillo França

Dono de um olhar sensível, e ao mesmo tempo aguçado, Danillo França encontra-se na lista de um dos maiores nomes da fotografia de retrato da região Nordeste. Nascido em Aracaju, Danillo iniciou sua carreira em 2009 onde carrega em seu currículo uma vasta experiência nas esferas estaduais e municipais.

Por suas lentes já passaram o ex-presidente Lula, Mariene de Castro, Alceu Valença, Eliane Aquino, Álaf, entre outras personalidades do cenário nacional imprimindo, em cada click, a versatilidade e originalidade da sua técnica que privilegia a pluralidade dos movimentos caracterizados na expertise do seu olhar.

Especialista em fotojornalismo, Danillo concentra-se hoje na realização de fotografias de retrato e negócios.

Assessoria de Imprensa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *