Consumo de energia elétrica em Sergipe somou 955,4 mil MWh, no 2º trimestre

Análise realizada pelo Boletim Sergipe Econômico, parceria do Núcleo de Informações Econômicas da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES) e do Departamento de Economia da UFS, com base nos dados da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) que tem por finalidade prestar serviços ao Ministério de Minas e Energia (MME), constatou que o consumo de energia elétrica no estado totalizou aproximadamente 955,4 mil MWh (Megawatt-hora), no segundo trimestre de 2021. 

Em termos relativos, o consumo total de energia elétrica foi 2,3% menor do que o total consumido no primeiro trimestre de 2021. Já na comparação com o segundo trimestre do ano passado, observou-se aumento de 12%.

Mercado cativo e livre de energia no 2º trimestre/2021 

Da quantidade total de energia consumida no segundo trimestre deste ano, 71,4% ou aproximadamente 682 mil MWh foi gerada pelo mercado cativo. Nesse mercado, a energia é fornecida exclusivamente pelas distribuidoras instaladas em Sergipe, com o preço e as demais condições de fornecimento reguladas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Por sua vez, o volume restante, 28,6% ou 273,4 mil MWh, foi originado do mercado livre, onde os consumidores negociam a compra do insumo diretamente dos geradores ou das distribuidoras.

Consumo por setor no 2º trimestre/2021 

O consumo nas residências totalizou 340,1 mil MWh, assinalando alta de 4,8% em relação ao mesmo período de 2020. Na indústria, o consumo chegou a somar quase 291,7 mil MWh, assinalando crescimento de 23,2%, no mesmo comparativo.

Para o comércio, o consumo ficou em 144,9 mil MWh, com aumento de 16,9%. Os outros setores registraram consumo de 178,6 mil MWh, assinalando acréscimo de 6,6%. Ambas as variações são em relação ao segundo trimestre de 2020.

NIE/FIES

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *