Sergipe é o 5° estado com ICMS sobre Etanol mais caro do Brasil, destaca Dr. Samuel

O deputado estadual Dr. Samuel Carvalho (CIDADANIA) usou as redes sociais para demonstrar sua preocupação com a alta no preço dos combustíveis em Sergipe.

Segundo o parlamentar, tomando base os dados do Sistema Fecombustíveis, Sergipe é o quinto estado do País com a maior alíquota de ICMS que incide sobre o combustível Etanol.

O ICMS do Etanol em Sergipe é 27%, mesmo índice do Espírito Santo. Ou seja, ficando atrás do DF (28%), Tocantins (29%), Rio Grande do Sul (30%) e Rio de Janeiro (32%).

O relatório da Fecombustíveis é com referência ao período compreendido entre 01 a 15 de agosto de 2021, que trata da tributação dos combustíveis por estados.

Dr. Samuel também destacou que Sergipe tem uma das maiores cargas tributárias em outros combustíveis, como por exemplo a gasolina.

“A tabela da federação ainda aponta a permanência de 29% da alíquota que incide sobre a gasolina. Ou seja, a gente continua entre os estados do Brasil com maior incidência de ICMS sobre a gasolina, o que
deixa o combustível mais caro”, disse ele.

O parlamentar sugeriu que o Governo do Estado passe a rever a forma como é cobrado o ICMS em Sergipe, solicitando do próprio governador a redução das alíquotas com o objetivo de desonerar o consumidor.

“Passou da hora do Governo do Estado rever sua política tributária e adotar medidas afim de evitar com que o trabalhador seja penalizado com a alta no preço dos combustíveis. É necessário que o governador também faça a parte dele”, frisou.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *