Aracaju vacinou cerca de 7 mil pessoas neste fim de semana

“É uma dose de esperança. Há muito tempo eu vinha esperando. Já tive essa doença e perdi dois parentes. O meu esposo também perdeu dois irmãos. Dias de esperanças, dias melhores virão. Tem que acreditar na ciência. A vacina é a cura”.
O depoimento transcrito acima, regado à emoção, é da Amanda Gonçalves da Silva, de 31 anos, que se dirigiu, na manhã deste domingo, 25, ao drive-thru montado no Parque da Sementeira para tomar a primeira dose do imunizante contra a covid-19.
Amanda é uma das milhares de pessoas que seguem, todos os dias, sendo imunizadas em pontos estratégicos montados pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SES).
No dia de hoje, assim como no sábado, 24, o cronograma contemplou, com a primeira dose, os aracajuanos de 31 anos. Os demais públicos, estabelecidos pela SMS anteriormente, seguem tomando tanto a primeira quanto a segunda dose.
Somente neste fim de semana (sábado e domingo), a gestão municipal vacinou 6.920 pessoas, sendo 5.009, no sábado, e 1.911, neste domingo. Com mais essa parcela da população imunizada, a capital totaliza, até o momento, 327.068 pessoas vacinadas, o que representa 49,18% da população geral da capital.
Para atender a demanda deste fim de semana, foram disponibilizados seis pontos fixos: Shopping Riomar (Coroa do Meio), Aracaju Parque Shopping (bairro Industrial), Estação Cidadania (Bugio), Universidade Tiradentes (Farolândia), Externato São Francisco de Assis (Suíssa) e Uninassau (na avenida Augusto Franco).
Além deles, também funcionaram os dois drive-thrus, localizados no Parque da Sementeira e no 28º Batalhão de Caçadores 28BC. No auditório da Escola Municipal Presidente Vargas (Siqueira Campos), foi aplicada a segunda dose em gestantes e puérperas.
Vitórias
André José Pereira da Mota, de 31 anos, esteve pela manhã no drive da Sementeira. Ele classificou a aplicação da sua primeira dose como a conquista de uma “vitória”.
Franciele dos Santos Nascimento, 31, também se dirigiu ao drive da Sementeira. “É um alívio e muita alegria. Venham tomar a vacina. É muito importante”, disse.
No posto montado na Unit, Kleber dos Santos, 40, disse que a sensação de ser imunizado era “incrível”. Contudo, ele reitera que é preciso a população manter todos os protocolos de biossegurança. “Todos precisam manter os cuidados, usando máscara e álcool. Venham tomar (a vacina) que é muito importante. É rápido e simples, tudo organizado”, recomendou.
Patrícia Maciel Gomes, 44, e Talita Santos, 31, estiveram no posto da Unit e também destacaram a importância da vacinação.
Fiz a minha parte. Acho que cada um tem de fazer a sua, continuar usando álcool e máscara. Tem de fazer tudo que estão falando, tem que respeitar o outro, é muito sério”, disse Patrícia. “É um momento único, de saber que estamos livres de uma doença que vem perseguindo a gente há muito tempo. Aconselho vir tomar, porque diminuiu bastante o número de óbitos e de pessoas internadas. É muito importante tomar vacina”, completou Talita.
No posto do shopping Riomar, Luíza Sobral Oliveira, 31, e Márcio Menezes de Santana, 41, sintetizaram o momento como alívio e felicidade.
“Estou muito feliz, é muito bom estar imunizada”, sublinhou Luíza.
“É um momento muito importante, em virtude do que estamos vivendo com a pandemia. A gente tem de se prevenir de todas as formas, a exemplo dos EPI ‘s, como máscara e álcool gel, além da vacina, que é muito importante para toda a sociedade. As pessoas têm de se conscientizar que o problema existe e precisa ser combatido”, completou Márcio.
Antecipação da AstraZeneca
Nesta segunda-feira, 26, os aracajuanos que iriam receber segunda dose do imunizante AstraZeneca entre os dias 1º e 7 de agosto poderão antecipar a vacina. A medida da SMS objetiva aumentar a parcela da população totalmente imunizada, diminuindo a exposição das pessoas ao vírus.
Com a antecipação, 5.742 pessoas deverão completar o ciclo de vacinação. Para isso, os imunizantes estarão disponíveis no drive do Parque da Sementeira (não é necessário código), e nas UBSs Oswaldo de Souza (Getúlio Vargas), Manoel de Souza (Sol Nascente), Roberto Paixão (17 de Março), Edézio Vieira de Melo (Siqueira Campos), Marx de Carvalho (Ponto Novo), Eunice Barbosa (Coqueiral) e Augusto Franco (Farolândia).
Para receber a segunda dose, é preciso apresentar obrigatoriamente o cartão de vacinação, documento com foto e comprovante de residência de Aracaju no nome da pessoa que irá receber a vacina.
PMA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *