Governadores do Nordeste anunciam chegada de vacinas que compraram

Nesta terça-feira (20) os governadores do Consórcio Nordeste anunciaram que 1,1 milhão de doses da vacina Sputnik V chegará ao Brasil no dia 28 de julho pelo Aeroporto de Recife. Ao todo, 1,6 milhão de doses estão prontas para importação. A vacina tem autorização da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para uso em condições controladas.

Já amanhã, às 14h, o Consórcio Nordeste fará uma reunião com o Fundo Soberano Russo, que financiou o desenvolvimento da Sputnik, para fechar o cronograma de chegada das doses.

Os estados do Nordeste têm um contrato assinado com o laboratório para compra de 37 milhões de doses da Sputnik V. A vacina foi comprada diretamente com o Fundo Soberano Russo, sem empresas intermediando o negócio.

“Sem o retardo no processo de autorização e sem as arbitrárias condições restritivas impostas, que não consideram a situação calamitosa vivenciada pelos brasileiros e brasileiras que choram mais de 500 mil mortes pela covid-19, já teríamos vacinado com a Sputnik-V mais de 37 milhões de brasileiros de acordo com o cronograma originalmente pactuado neste mês de julho”, diz ofício assinado pelo governador do Piauí e presidente do Consórcio Nordeste, Wellington Dias (PT).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *