Maria apela para que Alese aprecie proposituras que sugerem implantação de postos de coleta de sangue

A deputada Maria Mendonça (PSDB) cobrou à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) que aprecie as Indicações, de sua autoria, protocoladas há cerca de duas semanas, solicitando ao Governo a implantação de postos de Coleta de Sangue no Shopping Peixoto, em Itabaiana, e no Shopping Prêmio, em Nossa Senhora do Socorro. “Essa coleta já está ocorrendo no Shopping Riomar, em Aracaju. E nada mais oportuno que ampliarmos esses espaços para que as pessoas que desejam fazer doação possam ter o acesso facilitado”, explicou.

Maria citou informação divulgada pelo Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), segundo a qual houve uma queda de 50% nas doações de sangue, desde o início da pandemia. “É importante, então, que essas proposituras sejam pautadas logo para que possamos articular a implantação desses dois Postos de Coleta, imediatamente, junto ao Hemose e à Secretaria de Estado da Saúde”, defendeu.

A parlamentar lembrou que o deslocamento até os locais de coleta, localizados na capital pode ser custoso para as pessoas que residem um pouco mais distante. “A disponibilização desses novos pontos de apoio seria estratégico, pois são dois shoppings bem movimentados e que estão localizados em municípios populosos. Sem falar que, a maioria das pessoas que saem da Região Agreste do Estado passam pelo Shopping Peixoto, por exemplo”, citou.

Reconhecimento – A parlamentar, ainda, destacou o trabalho do Instituto de Hematologia e Hemoterapia de Sergipe (IHHS). “Em janeiro, foi inaugurada uma unidade em Lagarto e, agora, pretende-se construir uma em Itabaiana, anexa ao Hospital e Maternidade São José. Então, ficamos muito felizes com o reconhecimento da importância que o nosso Município possui nesse sentido”, declarou.

Maria revelou que, em dezembro passado, foi procurada pelo diretor técnico do IHHS, Carlos Guimarães, para orientá-lo sobre espaços existentes na estrutura de saúde do município que poderiam servir para a construção de um novo centro. “A Maternidade São José tem um espaço esplendoroso e oferece um serviço de qualidade à população”.

 

Da assessoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *