Kitty Lima visita projeto que pretende impulsionar o turismo de São Cristóvão

O fomento ao turismo de Sergipe tem sido uma das principais frentes de trabalho da deputada estadual Kitty Lima (Cidadania) na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), onde a parlamentar tem protocolado projetos e indicações para impulsionar o setor em todo o estado. Atenta as inciativas que visem promover a arte e cultura, e contar a história do povo sergipano por meio do turismo, Kitty esteve no município de São Cristóvão para conhecer de perto o Projeto Pedal nos Trilhos, uma iniciativa que pretende levar visitantes e turistas a pontos turísticos da cidade sobre os trilhos históricos da antiga linha férrea da região.

A quarta cidade mais antiga do país, São Cristóvão reserva em suas ruas e construções centenárias a história do povo sergipano, palco do desenvolvimento cultural e econômico do estado e do país. Apesar de sua riqueza histórica, São Cristóvão vive hoje o ostracismo de pontos turísticos pouco valorizados e explorados. Diante desse cenário a ONG Amigos do Trem criou o Projeto Pedal nos Trilhos, que tem como objetivo a recuperação da linha férrea que corta o município para transformá-la em uma importante ferramenta de fomento ao turismo e desenvolvimento econômico.

A convite da ONG, Kitty Lima esteve em São Cristóvão para conhecer o projeto que elaborou um percurso de 5 quilômetros cortando toda a cidade e levando o visitante a diversos pontos turísticos de São Cristóvão.

“Poucas pessoas têm conhecimento da história dessa linha férrea e o quão importante ela foi para o desenvolvimento econômico do nosso estado e para a construção da nossa história. Ela hoje está totalmente abandonada, e diferentemente de outrora, não é usada para o transporte de mercadoria, nem equipamentos e muitos menos de passageiros há muitos anos, nada que impulsione a economia e o turismo da região. É justamente essa realidade que o projeto quer mudar”, explica Kitty.

A deputada conversou com os idealizadores do projeto que têm se dedicado à recuperação dos trilhos onde percorrerão os veículos movidos a pedais, e que elaboraram um roteiro que além de valorizar os pontos turísticos da cidade, valorizará o comércio local fortalecendo o desenvolvimento econômico de São Cristóvão.

“O percurso ligará a antiga estação ferroviária da cidade a diversos pontos turísticos de São Cristóvão, passando pelo terminal ecológico e turístico [catamarã] e em pontos de banhos de rio, com parada para almoço e uma visitinha ao comércio de artesanato local, tendo como ponto final do passeio o nosso Cristo Redentor, localizado na Colina de São Gonçalo. Esse é um projeto que impactará diretamente toda a cidade, impulsionando o desenvolvimento econômico e promovendo a melhoria da qualidade de vida da população por meio da valorização da história e cultura local”, pontuou Kitty.

“Tudo isso feito por pessoas comuns que querem fazer o diferencial para sua comunidade, que não querem ver a história de sua cidade ser apagada. Esses jovens estão arregaçando as mangas para mudar a realidade do município que tem um valor cultural e histórico riquíssimo para Sergipe e para o Brasil. Infelizmente o poder publico é ausente e esse grupo tomou o protagonismo para valorização da história de são Cristóvão”, completou a deputada.

Impressionada com o projeto, Kitty Lima garantiu que colocará seu gabinete para avaliar formas de ajudar o projeto por meio de emendas parlamentares e pediu o apoio dos colegas de Casa para também ajudar essa importante iniciativa.

“São Cristóvão é a cidade mãe de Sergipe e todos nós temos que estar juntos na atenção a esse município. Iniciativas tão importantes como essa precisam de apoio e eu conto com todos os meu colegas parlamentares para nos unirmos para ajudar esse projeto”, pediu Kitty.

Ascom Kitty Lima

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *