Região Nordeste vai discutir estratégias de desenvolvimento urbano e sustentável

Elaborar e discutir estratégias que possibilitem aos municípios da região Nordeste se desenvolverem com sustentabilidade, reduzirem as desigualdades e garantirem mais qualidade de vida para a população. Esses são os objetivos da oficina regional de formulação dos Objetivos de Desenvolvimento Urbano Sustentável (ODUS), que busca levantar subsídios para a elaboração da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU). As inscrições para o encontro regional estão abertas até 21 de junho neste link.

A oficina da Região Nordeste será realizada nos dias 30 de junho e 1º de julho, por meio de videoconferência. Será o segundo encontro regional, após o da Região Sul, marcado para os próximos dias 16 e 17 de junho. As oficinas do Sudeste, do Norte e do Centro-Oeste estão previstas para os meses de julho e agosto.

Promovidas pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), em parceria com a Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ) e o World Resource Institute (WRI) Brasil, uma organização de pesquisa, as atividades são voltadas a representantes dos governos de estados e municípios, de universidades e da sociedade civil.

Esta é a segunda fase de oficinas. Nos dias 25 e 26 de maio, o MDR promoveu a Oficina Nacional, que reuniu representantes de instâncias federais, como Ministério da Justiça e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a Confederação Nacional de Municípios (CNM) e a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), entre outros.

Segundo a coordenadora de apoio à Gestão Regional e Urbana do MDR, Fernanda Capdeville, é fundamental a participação dos municípios na construção da PNDU. “A Política é nacional e a ideia é que tenhamos a visão das cidades, considerando as diversidades territoriais. Por isso, é muito importante a participação dos agentes locais na construção dessa agenda para o desenvolvimento urbano e sustentável”, destacou.

Temas como segurança, mobilidade urbana, infraestrutura, desigualdade, clima e transformações digitais são alguns dos pontos a serem abordados nos encontros.

Após as oficinas regionais, com o objetivo ampliar a participação, serão realizadas conferências livres, visando escutar diferentes segmentos da sociedade civil organizada.

Confira o calendário com as próximas atividades:

Oficina Regional – Sul: 16 e 17 de junho de 2021
Oficina Regional – Nordeste: 30 de junho e 01 de julho de 2021
Oficina Regional – Sudeste: 14 e 15 de julho de 2021
Oficina Regional – Norte: 04 e 05 de agosto de 2021
Oficina Regional – Centro-Oeste: 26 e 27 de agosto de 2021

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *