Cenário eleitoral hoje

Coluna Rita Oliveira – 28 agosto

 

A partir da próxima segunda-feira (31) os partidos políticos já podem realizar as convenções partidárias para as eleições municipais deste ano. Vão ter até o dia 16 de setembro para definição das coligações majoritárias e fechamento da chapa de vereador com 36 candidatos.

Apesar do início da realização das convenções ser daqui a três dias a maioria  dos partidos ainda não definiu aliança nem escolha do vice. As conversas entre lideranças partidárias continuam ocorrendo, mas sem avanço pelo fato dos partidos não quererem abrir mão de lançar candidato a prefeito.

Em Aracaju, até hoje, três dias antes do início das convenções, somente o ex-deputado federal Valadares Filho (PSB) retirou sua pré-candidatura para compor com o Cidadania, sendo o vice da delegada Danielle Garcia.

A capital segue com 12 pré-candidatos a prefeito: Edvaldo Nogueira (PDT), Danielle Garcia (Cidadania), Márcio Macedo (PT), Almeida Lima (PRTB), Rodrigo Valadares (PTB), Paulo Márcio (SD), Georlize Oliveira (DEM), Henri Clay (Rede), Jony Marcos (Republicanos), Lúcio Flávio (Avante), Zezinho Sobral (Podemos) e Alexis Pedrão (Psol).

Desses 12 pré-candidatos somente dois conseguiram firmar aliança até o momento: Edvaldo, com PDT, PSD, MDB, PCdoB e PSC, e Danielle com o Cidadania, PSB, PSDB e PL. Os dois podem conquistar mais aliados.

Entre esses 12 pré-candidatos só três conseguiram fechar a chapa majoritária, com definição do vice. Danielle, que tem como vice Valadares Filho; Almeida Lima, que tem como vice Luiz Eduardo Prado; e Paulo Márcio, que já definiu como vice Simone Vieira.

É muito provável que só Edvaldo e Danielle vão para a disputa com vice de outros partidos. Os demais, se mantiverem suas pré-candidaturas, caminham para formação de chapa puro sangue, como já definiu Paulo Márcio e Almeida Lima.

Desses 12 pré-candidatos a prefeito da capital é provável que alguns desistam da disputa, a exemplo de Jony Marcos, que pode retirar sua pré-candidatura para o Republicanos apoiar a reeleição de Edvaldo Nogueira.

Como acontece em todas as eleições, a maioria dos partidos deixa para realizar suas convenções já próximo ao final do prazo. As legendas ficam no aguardo de novos aliados.

É muito provável que esse número de pré-candidatos a prefeito da capital tenha uma redução mediante acordos políticos. Agora é aguardar 16 de setembro, último dia das convenções.

……………………………………..

Novo imbróglio

Surgiu um imbróglio com relação a pré-candidatura de Almeida Lima (PRTB). Isso porque o ex-presidente da legenda, Anderson Camilo, que reside em São Paulo, surgiu do nada dizendo que também é pré-candidato a prefeito em Aracaju e vai bater chapa com Almeida na convenção partidária. Camilo, que tem uma casa de eventos na capital, diz que a sua pré-candidatura tem a proposta de construir  uma Aracaju mais desenvolvida.

 

Racha sobre o vice

A coluna tem informações que no agrupamento do prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) continua o impasse para escolha do vice. O deputado federal Fábio Mitidieri (PSD) insiste no nome do ex-secretário de Governo Jorginho Araújo (PSD); o governador Belivaldo Chagas (PSD) tem preferência pelo nome da delegada Katarina Feitoza (PSD); o ex-governador Jackson Barreto prefere o ex-presidente da OAB, Henri Clay (Rede). Já Edvaldo está dividido entre Katarina e Henri Clay.

O que mais soma

A defesa do nome de Henri Clay, que não é do agrupamento, é pelo entendimento de que soma mais como vice pela boa votação que teve em Aracaju em 2018, quando disputou o Senado; por ser vinculado a sindicatos e a OAB, o que aproximaria mais o prefeito dos sindicatos. Assim como pelo fato de ter ideologia de esquerda e agregar a classe média.

Disputado

Não é só Jackson Barreto, que já conversou duas vezes com o ex-presidente da OAB, que gostaria de tê-lo como vice no seu agrupamento. O senador Rogério Carvalho (PT) vem conversando com Henri Clay para que seja o vice de Márcio Macedo. A coluna tem informações que dois advogados declararam à coluna que já externaram a Henri Clay que ele deveria compor com Edvaldo.

Estratégia

A coluna tem informações que o bloco político do governador procurará resolver o impasse da escolha do vice com Fábio Mitidieri, que deseja emplacar Jorginho Araújo, dizendo que aceita que ele (Fábio) venha a ser o vice de Edvaldo. E que, não concordando para não abrir mão do mandato de deputado federal, vão ter carta branca para indicar o vice.

Deve ser mesmo candidata

Com a decisão da vereadora Emília Corrêa (Patriota) em disputar a reeleição, a delegada Georlize Teles (DEM) caminha para concorrer mesmo a Prefeitura de Aracaju. Tá tendo pressão dos pré-candidatos a vereador para que seja mesmo candidata e, consequentemente, o partido possa eleger até dois vereadores. Não está descartado que o polêmico empresário João Tarantella (DEM) venha a ser o seu vice. Seria mais uma chapa puro sangue.

Não ter candidato a prefeito

Não será improvável que o Patriotas decidia não apoiar nenhum candidato a prefeito de Aracaju nas eleições deste ano, durante reunião a ser realizada hoje com dirigentes e pré-candidatos. É que com a mudança na legislação eleitoral, que proíbe coligações proporcionais, não tem mais tanta relevância para os pré-candidatos a vereador o partido não ter candidato majoritário próprio ou na coligação. A própria Emília encabeçaria a campanha pedindo votos para ela e os demais pré-candidatos a vereador.

Novas pesquisas

Mais cinco pesquisas foram registradas para prefeito e vereador no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SE), sendo duas com resultado para ser divulgado nesta sexta-feira (28) – Poço Redondo (Dataform) e São Cristovão (Dataform) -, e três para ser divulgada no domingo (30) –  uma em Capela (Dataform) e duas em Lagarto (Dataform e Franca).

Contas rejeitadas 1

O pleno do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) em julgamento ontem das contas anuais de 2012 da Prefeitura de Neópolis, responsabilidade de Marcelo Guedes Souza, decidiu pela emissão de parecer prévio pela rejeição das contas. De acordo com as análises técnicas, não constam nos documentos a tabela de subsídios pagos ao prefeito e ao vice-prefeito, há utilização indevida de R$ 12 milhões, existem valores divergentes do Sistema de Auditoria e despesa de pessoal que não cumpre a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), dentre outras irregularidades.

Contas rejeitadas 2

 Também foram rejeitadas pelo Pleno as contas de 2010 da Prefeitura de Riachão do Dantas, responsabilidade de Ivanildo Macêdo dos Santos, Laelson Menezes da Silva e Pedro Santos Oliveira. Foi identificado excesso de gastos com pessoal, além de existência de relatório de inspeção julgado irregular, com glosa aos três gestores.

Ponto de vista

Do ex-presidente do STF, jurista sergipano Carlos Ayres Britto sobre a indagação se acha que o brasileiro sabe votar?:  “É preciso valorizar o eleitor, estimulá-lo a participar do processo e a exercer o senso crítico. Mas também precisamos dizer ao eleitor que ele não é só uma vítima de eventuais maus políticos, ele também é cúmplice. Ele tem uma responsabilidade muito grande. Se o colegiado concordar, vou implementar uma ideia, que é mudar um pouco o eixo da comunicação do TSE com o eleitor nesse sentido. O voto é um dever. Não se ganha o direito de votar para se servir do voto, é para servir a coletividade. É preciso chamar o eleitor à responsabilidade. É por isso que se diz, de longa data, que o voto secreto é uma arma e é bom dizer isso ao eleitor”.

Veja essa…

Do empresário João Tarantella, à coluna, sobre as eleições deste ano na capital: “Aracaju terá uma eleição sem graça, sem candidatos fortes, sem sal.  De um lado alguns delegados. Daqui a pouco não vai ter delegado nas delegacias. Do outro lado o esquemão de 20 anos. Vou lutar até o fim para o DEM ter candidato próprio. Se Georlize desistir vou lutar até o último dia da convenção para ser o candidato”.

CURTAS

Acontece nesse sábado (29) lançamento da pré-candidatura de Klewerton Siqueira (PT) a prefeito de Nossa Senhora do Socorro e dos pré-candidatos petistas a vereador no município. Será às 9h30, através de plenária virtual, com as presenças de lideranças estaduais e nacionais do partido.

Após passar 20 dias internada se tratando da Covid-19, a pré-candidata a prefeita de Monte Alegre, Valdirene Aragão (PSD), esposa do ex-prefeito Aragão, teve alta e foi recebida no município, por apoiadores, com uma carreata na quarta-feira (26). Não faltou faixa dizendo “A volta de uma vencedora”.  

O PSB em Aracaju, que fechou aliança com o Cidadania, marcou para o próximo dia 8 de setembro a sua convenção partidária para homologação da candidatura de Valadares Filho a vice-prefeito e dos 36 candidatos a vereador da legenda.

Alguns pré-candidatos a vereador de Aracaju estão surpresos com a pré-campanha nas redes sociais do pré-candidato a vereador Breno Mendonça (DEM), filho do deputado estadual Garibalde Mendonça (MDB). Avaliam que está mais estruturada que dos pré-candidatos a prefeito.  

Administrador e idealizador do Centro de Treinamento Profissionalizante de Sergipe, localizado em Aracaju, Lúcio Assis se lança pré-candidato a vereador pelo PCdoB na capital para o pleito de 2020. Tem como proposta a defesa animal e o fomento à economia.

 

 

 

 

Ontem, durante entrevista coletiva à imprensa, o governador Belivaldo Chagas demonstrou todo descontentamento com donos de bares que estão desrespeitando as medidas sanitárias para evitar a disseminação da Covid-19 ao permitir aglomeração em seus estabelecimentos. Ele, inclusive,  disse que se neste fim de semana repetir o que aconteceu no fim de semana passado, convocará uma reunião extraordinária do Comitê e voltará a proibir a abertura deles, que deixarão a fase verde e retornarão para a fase vermelha.

Garantiu o governador que a fiscalização a partir deste fim de semana será mais rigorosa quanto ao cumprimento dos protocolos. “Nossa ação de fiscalização vinha no sentido de orientar, educar, mas teremos uma força tarefa neste fim de semana e as ações serão mais duras. O que eu quero evitar é o retorno de pessoas aos hospitais e para isso todos têm que fazer sua parte. Preciso da compreensão de todos para que os números continuem caindo”, disse.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *