Republicanos no páreo

Coluna Rita Oliveira – 23 julho

Nesse período que antecede as convenções partidárias o Cidadania, que tem como pré-candidata a prefeita de Aracaju a delegada Danielle Garcia, aprofundou conversa com o PSDB do ex-senador Eduardo Amorim e o PL do empresário Edivan Amorim. O PL, inclusive, propôs indicar o empresário Walter Soares, como vice de Danielle.

Essa possível composição resultou em um certo desgaste político em razão do que pregou o presidente estadual do Cidadania, senador Alessandro Vieira, durante a campanha eleitoral 2018: que ele representava a “nova política” e que era preciso acabar com os “velhos da política”. Isso porque Edivan Amorim é tido como um grande articulador da “velha política”.

Em meio a isso ainda tem o escândalo nacional envolvendo lideranças tucanas que estão sendo investigadas pela Polícia Federal por corrupção: senador José Serra e o ex-governador Geraldo Alckmin.

Agora, nesse agrupamento, pode surgir novidades. O Republicanos, ex-PRB, caminha para indicar o vice de Danielle Garcia. E o nome é o do presidente estadual do partido, Jony Marcos, que é ex-deputado federal e ex-vereador de Aracaju por três mandatos.

Os dirigentes do Republicanos Jony Marcos e o ex-deputado federal Heleno Silva já tiveram uma conversa nesse sentido com o empresário Milton Andrade (Novo), que está na coordenação da pré-candidatura de Danielle.

O Republicanos aceita compor com o Cidadania indicando o vice e já falou sobre isso com o presidente nacional do partido, Marcos Pereira, esta semana em Brasília. Até porque nacionalmente a legenda tem conhecimento de que em Aracaju apoiou o prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) em 2016.

Segundo um filiado do Republicanos, o partido também quer receber os votos dos partidários do presidente Jair Bolsonaro, por ser a sigla que representa a família Bolsonaro.  Lembra que o senador Flávio Bolsonaro (RJ) e o vereador Carlos Bolsonaro (RJ), filhos do presidente, são filiados ao Republicanos, assim como a ex-esposa Rogéria Bolsonaro, que, inclusive, é pré-candidata a vice-prefeita do Rio de Janeiro na chapa do prefeito Marcelo Crivella (Republicanos).

Além de ser o partido dos filhos de Bolsonaro, a chapa montada de vereadores do Republicanos tem sete pré-candidatos que são da polícia militar e ainda o Adriano Bandeira, que é presidente do Sindicato da Polícia Civil de Sergipe (Sinpol). Considera ainda o fato da delegada Danielle ter trabalhado no governo Bolsonaro, com atuação no Ministério da Justiça.

Além disso, lideranças do Republicanos avaliam que o partido tem bagagem para uma eleição majoritária por ter formado uma chapa competitiva para vereador de Aracaju, com 36 nomes expressivos, ter tempo de televisão, fundo partidário e igrejas evangélicas apoiando.

Trocando em miúdos, a sucessão municipal em Aracaju caminha para uma reviravolta também Rem torno da formação da chapa majoritária do Cidadania e ainda de um provável confronto do Republicanos com o polêmico João Tarantella, hoje filiado ao DEM, que se considera o representante do presidente Bolsonaro em Sergipe.

………………………………….

Empecilho 1

Chegou ontem à coluna a informação de que só não foi fechado ainda o acordo do PSB, DEM, Patriota e Avante para prefeito de Aracaju – com o ex-deputado federal Valadares Filho (PSB) sendo o pré-candidato a prefeito tendo a delegada Georlize Oliveira (DEM) como vice – por conta do presidente estadual do Democratas, José Carlos Machado. Segundo uma liderança, “Machado só pensa em ser candidato a deputado federal em 2022”.

Empecilho 2

Revela que Machado deseja que o DEM seja bolsonarista com o objetivo de ocupar um cargo de secretário executivo de um ministério em Brasília, para facilitar seu retorno a Câmara dos Deputados. “Machado conta com o fato do amigo Fraga, de Estância, mas radicado em Brasília, poder assumir um ministério. Por isso, quer ser padrinho de uma candidatura bolsonarista em Sergipe”, assegura.

Empecilho 3

Enfatiza que Machado quer ver se as coisas evoluem em Brasília com o amigo Fraga, com quem fala sempre por telefone, e, por isso, vai protelando bater o martelo com o PSB, Avante e Patriota. “Ele instiga uma pré-candidatura a prefeito de Lúcio Flávio pelo Avante e até mesmo de João Tarantella, que está filiado ao DEM”, afirmou à coluna a liderança política.

Empecilho 4

Ontem mesmo o presidente estadual do DEM cancelou uma videoconferência com PSB, Patriota e Avante, para discutir a aliança. A justificativa foi que não ficou pronta uma pesquisa que mandou fazer para saber qual o melhor nome para prefeito de Aracaju: se o de Valadares Filho ou Georlize Oliveira.

Aviso 1

O polêmico João Tarantella, ex-candidato a prefeito de Aracaju pelo PSL, já avisa que é o único nome que poderia representar o presidente Bolsonaro em Sergipe. Falou isso se referindo ao Avante, que agora está sendo pressionado a lançar o nome do publicitário Lúcio Flávio como pré-candidato a prefeito para herdar os votos de Bolsonaro em Aracaju, por integrar o movimento bolsonarista Brasil 200.

Aviso 2

Tarantella chega a se referir a Lúcio Flávio como “garotinho de recado” do deputado federal Laércio Oliveira (PP) e do prefeito Edvaldo Nogueira (PDT). E diz que ele ou a delegada Georlize vai disputar a prefeitura pelo DEM e que se não for ele o candidato disputará mandato de vereador. Revela ainda que sendo Georlize a candidata, ela terá que dizer que apoia o governo Bolsonaro para que tenha seu apoio.

 

Fundeb 1

O governador Belivaldo Chagas (PSD) comemorou a aprovação, pela Câmara dos Deputados, da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 15/2015, que torna permanente o Fundeb.  “Vitória da Educação com a renovação do Fundeb! Agradeço a todos os deputados, em especial aos sergipanos, que aprovaram a renovação do Fundeb. Esta é a principal fonte de recursos para as escolas públicas do país. Melhora o acesso, a qualidade do ensino e valoriza os educadores”.

Fundeb 2

Prossegue Belivaldo: “Com a aprovação da PEC, que segue ao Senado Federal, além do aumento da quantidade de recursos que a União passa a depositar, o fundo se torna permanente e melhor distribuído. Em Sergipe, por exemplo, 63 municípios serão beneficiados com mais recursos para a educação básica. Entendo a educação como ferramenta de transformação social e desenvolvimento. Com a ameaça do encerramento do Fundeb em 2020, me mobilizei e assinei uma nota pública na última terça com outros 19 governadores. Esta luta por mais recursos para a área tem que ser de todos!”.

Fundeb 3

O professor e deputado estadual Iran Barbosa (PT) também festejou a aprovação do novo Fundeb, considerando como “histórico para a educação brasileira”.  “É uma vitória da mobilização dos educadores e da sociedade brasileira e uma derrota para o governo federal, que tentou descaracterizar o fundo e fragilizar, ainda mais, a educação pública”, avalia.

No mesmo

O prefeito Edvaldo Nogueira renovou ontem (22) o decreto municipal que dispõe sobre as medidas de enfrentamento a Covid-19 em Aracaju. O novo decreto, de nº 6.195/2020, com validade até o dia 29, não apresenta mudanças, uma vez que o governo estadual não alterou suas últimas determinações e considerando a decisão da Justiça Federal que suspendeu a primeira fase de retomada da economia. Assim, estão mantidas, na capital, as medidas de fechamento de serviços não-essenciais, as regras de distanciamento social e a obrigatoriedade do uso de máscaras na capital.

Na sessão remota da Câmara 1

Na manhã de ontem os vereadores de Aracaju apreciaram 10 proposituras sendo oito Projetos de Lei e dois Requerimentos. Dos projetos apresentados, três eram de autoria do Poder Executivo e tratavam sobre criação do Diário Oficial Eletrônico, da alienação onerosa de área pública e elaboração da LDO/2021, este último aprovado em Redação Final.

Na sessão remota da Câmara 2

O ex-secretário de Governo, Jorginho Araújo (PSD), que tem seu nome cotado como pré-candidato a vice de Edvaldo Nogueira, acompanhou ontem a sessão da Câmara Municipal e comemorou a aprovação da PL que cria o Diário Oficial Eletrônico. “Tive a alegria de ter plantado esta semente quando passei pela Secretaria de Governo, já deixando-o minutado. A aprovação deste projeto representa mais acessibilidade (especialmente para as pessoas com deficiência), inovação, transparência, sustentabilidade (redução no uso de papel), comodidade para a população e economia de recursos públicos”, avalia

Adiado

Foi adiado pelo pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SE) o julgamento dos  embargos de declaração do deputado estadual Talysson Costa (PL) e do prefeito Valmir de Francisquinho (PL-Itabaiana) pela acusação de abuso de poder econômico e político nas eleições 2018, feita pela Procuradoria Regional Eleitoral (PRE-SE).  O julgamento estava na pauta dessa quarta-feira (22) do TRE.

Eleições em São Cristóvão

De São Cristovão a coluna recebe a informação de que faltando menos de quatro meses para as eleições, a disputa pela Prefeitura Municipal está polarizada entre o prefeito Marcos Santana (MDB) e a ex-vereadora Gedalva Umbaubá. Marcos está mostrando o que fez nesses três anos e meio de administração e Gedalva está trabalhando intensamente seu nome no Grande Rosa Elze, reduto eleitoral considerado decisivo para o pleito.

 

Veja essa…

Do deputado estadual Rodrigo Valadares (PTB), pré-candidato a prefeito de Aracaju alfinetando seus ex-aliados e hoje desafetos políticos: “Nacionalmente existem fortes indícios  que Moro estava a serviço do PSDB, inclusive com suspeitas de proteção aos corruptos desse partido. Em Aracaju, a turma de Moro (delegada Danielle e Alessandro) segue com o apoio do PSDB. Você acredita em coincidência na política?”.

CURTAS

O deputado estadual Dr. Samuel Carvalho (Cidadania 23), líder da bancada de oposição na Assembleia Legislativa, afirmou ontem,  durante sessão remota, que ainda não é o momento de aplicar o “lockdown” (bloqueio total de circulação) em Sergipe, mas de intensificar o distanciamento social.

Na sessão remota de ontem da Alese, os deputados aprovaram uma propositura solicitando ao governador Belivaldo Chagas a aplicação da isenção do ICMS na compra de micro-ônibus novos. A autoria é do deputado Zezinho Guimarães (MDB).

O presidente da Assembleia, deputado Luciano Bispo (MDB), anunciou nessa quarta-feira, que a partir do próximo dia 11 de agosto as sessões da Alese, passarão a ser mistas. Ou seja, remotas e presenciais.

Os pré-candidatos nas eleições deste ano seguem realizando live. Hoje tem a do vereador Elber Batalha (PSB), às 19h30, com o tema “Regularização fundiária. Como  adquirir a escritura de sua casa”. O convidado é o procurador do Estado e advogado, Pedro Dias.

O ex-deputado federal e pré-candidato a prefeito de Lagarto, Sérgio Reis (MDB), anunciou ontem a permanência do Lagarto Futebol Clube na Série A1 do Campeonato Sergipano em 2021.  

Sérgio destacou a luta dele e de um grupo nas mudanças no esporte por meio da MP 984/20 e para manter o clube lagartense na elite do futebol sergipano.

Já aprovada na Câmara dos Deputados, será votada no Senado nesta quinta-feira (23) a medida provisória que desobriga as escolas de educação básica e as universidades do cumprimento da quantidade mínima de dias letivos neste ano em razão da pandemia de covid-19.  A matéria será o único item da pauta de hoje.

O texto da MP 934/2020, que será votado conforme o aprovado na Câmara dos Deputados em 7 de julho, determina que os estabelecimentos de educação infantil serão dispensados de cumprir os 200 dias obrigatórios do ano letivo e a carga mínima de 800 horas exigidos pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Já as escolas de ensino fundamental e médio terão de cumprir essa carga horária, embora possam distribuí-la em menos de 200 dias letivos. Essas regras extraordinárias também valem para o ensino superior, desde que sejam respeitados as grades curriculares e os conteúdos essenciais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *