Governo de Sergipe aprova lei que cria o Dia Estadual do Proerd

O Governo de Sergipe aprovou a lei que cria o Dia Estadual do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), desenvolvido pela Polícia Militar. De acordo com a Lei nº 8.699, sancionada e aprovada pela Assembleia Legislativa de Sergipe no dia 30 de junho, fica instituído o Dia Estadual do Proerd, a ser comemorado todos os anos no dia 14 de agosto.

Proerd

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) é um serviço da Polícia Militar oferecido a crianças e adolescentes, focado na prevenção ao uso de drogas e violência no ambiente escolar. O programa é desenvolvido através de um curso, feito em sala de aula. O Proerd é baseado em um modelo norte-americano, que surgiu em 1983, chamado “educação contra a violência e uso indevido de drogas” (Dare, na sigla em inglês). No Brasil, o programa passou a existir em 1992, com a Polícia Militar do Rio de Janeiro.

Em Sergipe, o Proerd foi implantado em 2000 sob a coordenação estadual da então tenente Valéria Tatyane dos Santos Barros, na gestão do coronel Pedro Paulo da Silva.  A oficial ficou à frente da coordenação por 12 anos, alcançando o posto de coronel, em 2016.  Atualmente, a capitã Adriana Littig coordena o Proerd em Sergipe, tendo assumido a função ainda em 2013, quando ocupava o posto de tenente. Ao longo desses 19 anos de história foram mais de 80 mil crianças formadas nos currículos do 5° ano, 7° ano, nas séries iniciais do fundamental e na educação infantil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *