Momento de apreensão

Coluna Rita Oliveira-  30 junho

 

Conforme anunciado pelo governador Belivaldo Chagas (PSD) na semana passada iniciou ontem em Sergipe o Plano de Retomada Econômica no estado, com exceção de alguns setores do comércio para quatro municípios da Grande Aracaju (Barra dos Coqueiros, Aracaju, Nossa Senhora do Socorro e São Cristóvão), que não estão autorizados a abrir salões de beleza, barbearia e estabelecimentos de higiene pessoal, templos e atividades religiosas.

O início do Plano é representado pela bandeira Laranja. Com isso, já está funcionando desde essa segunda-feira (29) as clínicas e consultórios de odontologia, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia e terapia ocupacional e serviços especializados de podologia. Assim como demais escritórios de prestadores de serviços e serviços em geral (publicidade, agências de viagem etc); operadores turísticos e atividades de treinamento de desporto profissional;  lojas de cosmético, perfumaria e higiene pessoal, somadas a livraria, comércios de artigos de escritórios e papelaria.

Já podem também funcionar desde ontem templos e atividades religiosas, limitados a 30%; salões de beleza, barbearias e de higiene pessoal, com exceção dos municípios da Grande Aracaju pelo risco sanitário.

O governador acompanha a posição de vários chefe do executivo estadual de retomada da economia em seus estados.  Mas essa ação é uma temeridade, pois em Sergipe, como no país, ainda não se chegou na curva da pandemia do novo coronavírus.

Ontem mesmo Sergipe bateu recorde de mortes por coronavírus: 33. Da quinta-feira passada para cá só vem aumentando os óbitos no estado. Na quinta (25) foram 30 mortes, com 728 novos casos. Na sexta-feira (26) o número de mortes chegou a 25 e 827 novos casos; no sábado foram mais 26 óbitos e 1.411 novos casos. No domingo, o número de óbitos baixou um pouco, chegando a 15, mas os números de novos casos foram significativos: 1.102. Antes as mortes não passavam de 22 por dia, ficando a uma média de 10 a 12.

Em Sergipe, conforme boletim epidemiológico divulgado na noite dessa segunda pela Secretaria de Estado da Saúde,  24.817 pessoas já testaram positivo para a Covid-19 e 654 morreram no estado. No país, segundo Ministério da Saúde, já foram a óbitos 58.314 pessoas e cerca de 1,4 milhão estão infectadas mediante confirmação de exames.

Como se não bastassem os números significativos de casos confirmados e óbitos, ainda tem o isolamento social que em Sergipe é um dos piores do país, por conta da não colaboração da população que, apesar das estatísticas, continua achando que o novo coronavírus é uma “gripezinha”. Sem falar na elevada taxa de ocupação de leitos de UTI.

Trocando em miúdos, flexibilizar a economia nesse cenário de pandemia é uma grande temeridade.

 Que Deus nos proteja!!

…………………………………………………………………………………………………..

Alerta da OMS

Ontem o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Ghebreyesus, declarou que o pior dessa pandemia do novo coronavírus ainda está por vir e que ela não está nem perto de acabar. Revelou que o Brasil, com mais de 1,3 milhão de casos e quase 58 mil mortes, é o país que nos últimos 30 dias mais registrou novos casos no mundo e que em média, nos últimos dias, 20% de novos infectados no mundo estão no Brasil.

 

Nova avaliação

Ontem o governador Belivaldo Chagas (PSD) se reuniu com o Comitê Gestor de Emergência (CGE). Já hoje se reunirá com o Comitê Gestor de Retomada Econômica (Cogere) para avaliação se deverá autorizar o funcionamento de várias atividades já liberadas na bandeira Laranja em Aracaju, Barra dos Coqueiros, São Cristóvão e Socorro.

Registro 1

Nesses quatro municípios continua grande o número de casos confirmados da Covid-19. Ontem, segundo boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde  eram os seguintes os casos confirmados: Aracaju   ( 14.486 ), Nossa Senhora do Socorro (1.625), São Cristovão ( 907) e Barra dos Coqueiros (489).

Registro 2

O número de casos confirmados da Covid-19 está crescendo  em Itabaiana (1.098), Estância (626), Lagarto (526) e Nossa Senhora da Glória (400).

 

Recuo

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), um dos primeiros a flexibilizar a quarentena para aquecer a economia, decretou lockdown (confinamento obrigatório) por 14 dias no estado a partir de hoje.  O governador do Paraná, Ratinho Júnior, também deve decretar lockdown a partir de amanhã. Ontem o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB, decretou estado de calamidade pública, em consequência da pandemia de covid-19 para Brasília, após abertura, inclusive, dos shoppings. O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, já recuou da abertura do comércio, com o aumento de casos e óbitos na capital mineira.

 

Pesquisa 1

Três pesquisas eleitorais para prefeito e vereador nas eleições deste ano  estão sendo feitas em Lagarto.  Registraram pesquisa no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SE) os institutos Alô Sergipe, para divulgação no dia 1º de julho; o Franca, para divulgação no dia 2 de  julho; e Disan Empreendimento, para divulgação dia 3 de julho. Vai ter pesquisa pra todo gosto.

Pesquisa 2

Vários institutos também registraram pesquisa no TRE, desde o dia 22, para os municípios da Barra dos Coqueiros, Itabi, Aquidabã e Poço Redondo. A de Poço Redondo e Itabi, que estão sendo realizadas pelo Instituto Franca, serão divulgadas dia 2 de julho. Já a de Aquidabã no dia 4.

Puro sangue

Em Estância o PT pode lançar chapa puro sangue para a prefeitura municipal. O pré-candidato a prefeito, o ex-vereador Dominguinhos Machado, pode ter como vice Mário Dias, que foi duas vezes presidente municipal do partido, ex-secretário municipal de Cultura.

Será candidato 

O deputado estadual Rodrigo Valadares (PTB) garante que sua pré-candidatura a prefeito de Aracaju é para valer e que não tem medo da disputa com o prefeito Edvaldo Nogueira (PDT). Inclusive,  no domingo à tarde se reuniu com a coordenação de marketing.

 

Fake News 1

O Senado deve votar hoje, a partir das 16h, o polêmico projeto de lei, o PL 2630/2020, de autoria do senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE), que combate notícias falsas disseminadas pelas redes sociais e tem relatoria do presidente da CPI mista das Fake News, Angelo Coronel (PSD-BA). Angelo já declarou que pode fazer alterações em seu relatório, menos acabar com a exigência de que programas de envio de mensagem como o Whatsapp e Telegram guardem os arquivos por três meses, permitindo que eles sejam rastreados.

Fake News 2

O texto apresentado pelo relator Angelo Coronel prevê a identificação de usuários por meio do registro geral (RG, o número da carteira de identidade) em casos suspeitos. A proposta, que recebeu mais de 100 emendas, também determina que aplicativos como o WhatsApp limitem o número de usuários por grupo e o envio de mensagens encaminhadas.

Adiamento das eleições 1

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse ontem (29), em entrevista a imprensa, que ainda está longe de um acordo para votar na Casa a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 18/20, que adia as eleições municipais deste ano, previstas para outubro, em razão da pandemia do novo coronavírus. O texto, aprovado na semana passada no Senado, prevê que o pleito seja realizado nos dias 15 e 29 de novembro, em vez das datas oficiais de 4 e 25 de outubro.

Adiamento das eleições 2

Rodrigo Maia disse que está trabalhando para que haja consenso para votar a matéria até essa quarta-feira (1°).  Ressaltou que é importante que a Câmara tome a sua decisão, que está dialogando para construir o apoio necessário, até a unanimidade, para que possa votar em plenário.

Adiamento das eleições 3

Maia, que defende o adiamento do pleito, lembrou que pelo atual calendário eleitoral, o dia 4 de julho já impõe uma série de restrições nas condutas de agentes públicos e servidores. “A decisão de votar a PEC precisa acontecer essa semana, até porque temos o prazo de 4 de julho, que é muito importante. São milhares de servidores públicos que pretendem disputar a eleição, certamente muitos na área da saúde, que precisam da informação para tomar a sua decisão”, disse.

Veja essa…

O senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) mira novamente nas cortes superior. Depois de ter proposto a criação de CPI da Lava Toga para investigar o Judiciário, ontem protocou um projeto de lei propondo o impedimento de abertura de inquérito por tribunal superior. “Ao Judiciário não cumpre acumular as rincões de acusar, investigar e julgar. Com o objetivo evitar no futuro a instauração de inquéritos como o das fake news, aberto pelo Supremo Tribunal Federal (STF), protocolei o projeto que impede abertura de inquérito por tribunal superior”.

CURTAS

Em entrevista ontem ao Programa Sergipe em Destaque apresentado por Aclécio Prata na Rádio Aparecida FM, o ex-presidente da Câmara Municipal de Lagarto, Manoel da Lagartense, confirmou a pré-candidatura da filha, Manoela da Lagartense a vereadora.

Manuela se filiou ao MDB, partido que tem como pré-candidato a prefeito de Lagarto, o presidente interino do MDB Estadual, ex-deputado federal Sérgio Reis.

As prestações de contas anuais partidárias referentes ao exercício financeiro de 2019 deverão ser apresentadas até esta terça-feira à Justiça Eleitoral.

A não apresentação das contas pelos partidos políticos sujeitará a respectiva agremiação política e seus dirigentes às sanções previstas nas normas eleitorais, sem prejuízo de outras sanções civis e criminais previstas na legislação comum.

Também hoje é a data a partir da qual é vedado às emissoras de rádio e de televisão transmitir programa apresentado ou comentado por pré-candidatos nas eleições deste ano.

Caso venha mesmo a assumir o Ministério da Educação qual a credibilidade que Carlos Alberto Decotelli terá após ter mentido sobre seu currículo, já que foi desmascarado por universidade da Argentina e da Alemanha de que não tinha título de doutorado e pós-doutorado respectivamente? E ainda é suspeito de lançar mão de plágio em seu trabalho de mestrado na Fundação Getúlio Vargas (FGV)? Lamentável!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *