Prefeitura capacita mais uma turma de médicos que atuarão no combate à covid-19

Nesta quarta, 22, por intermédio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a Prefeitura de Aracaju capacitou mais uma turma de médicos que atuarão no combate à covid-19 na capital, sobre as Síndromes Respiratórias Agudas, o andamento dos fluxos e a utilização adequada dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

A atualização tem como objetivo capacitar os profissionais para abordagem, identificação, manejo clínico e tratamento dos casos suspeitos de coronavírus, conforme Protocolo do Ministério da Saúde. A gestão municipal tem se preocupado em qualificar seus trabalhadores com relação à situação do enfrentamento à síndrome gripal, com especificidade para a covid-19.

“O Centro de Educação Permanente da Saúde (Ceps) já vem realizando estas capacitações de médicos que vão atender nos serviços de referência para as síndromes gripais. Falamos do fluxograma de atendimento em Aracaju, o uso de [EPIs] ao se paramentar e desparamentar sem se contaminar, e os tipos de casos suspeitos. Para que tudo isso nos ajude a ter e poder ofertar uma assistência segura aos nossos profissionais e pacientes”, explica a coordenadora do Ceps, Jane Curbani.

De acordo com o facilitador e infectologista da Rede de Urgência e Emergência (Reue), Wiliam Barcelos, na capacitação está sendo colhida a experiência dos profissionais e também transmitido o que há de novidade. “É importante nos aprofundar, elucidando as necessidades que os pacientes têm, ajudando a vencer os desafios, com cautela e prudência”, justifica.

Segundo a médica Shirley Moura Santos, os profissionais precisam ser orientados sobre os cuidados básicos no momento de utilização dos EPIs, visto que a contaminação pode ocorrer durante a retirada dos equipamentos, após o atendimento com o paciente infectado. “O treinamento é fundamental para que a gente possa replicar os nossos conhecimentos com os profissionais e melhorar a assistência e a própria segurança deles no momento de trabalho”, afirma.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *