Surpresas nas filiações partidárias

Rita Oliveira – 07 de abril

 

O fim do fechamento da janela partidária que permitiu que vereadores trocassem de partido sem correr o risco de perda do mandato por infidelidade  partidária trouxe algumas surpresas em termos de filiações, além do fato do MDB do ex-governador Jackson Barreto não ter conseguido formar chapa de vereador em Aracaju.

Jackson Barreto levou o seu afilhado político nas eleições deste ano em Aracaju, o empresário Everton Souza, a se filiar ao PDT do prefeito Edvaldo Nogueira e do deputado federal Fábio Henrique. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado emedebista Luciano Bispo, também levou seu afilhado político na capital, o radialista Marcos Aurélio, a ingressar ao PDT.

Uma outra surpresa foi o ex-deputado federal Mendonça Prado, que estava com uma relação estremecida com o prefeito Edvaldo Nogueira desde 2017, quando deixou a presidência da Empresa Municipal de Serviços Urbanos  (Emsurb), ter feito a opção de filiação ao PDT. Ficou extremamente abalada a relação política entre os dois por conta do episódio da saída do órgão.

Também surpreendeu a filiação do ex-secretário Rosman Pereira (Planejamento, Orçamento e Gestão) ao PP do deputado federal Laércio Oliveira. Isso porque ele é vinculado politicamente e familiarmente aos Reis, que tem o deputado federal Fábio Reis como presidente estadual do MDB. Tanto Rosman quanto Everton Souza e Marcos Aurélio se filiariam ao MDB, mas não ficaram no partido pela inviabilidade da formação da chapa.

Outra surpresa foi o ex-deputado estadual e ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Reinaldo Moura, ter deixado o PSC comandado pelo filho no Estado, ex-deputado federal André Moura, para se filiar ao DEM. Tudo bem que Reinaldo sempre esteve vinculado ao DEM, ex-PFL, que sempre foi liderado no estado pelo ex-governador João Alves Filho, mas não deixa de ser  estranho se desfiliar do partido comandado pelo filho para retornar a antiga legenda, que hoje não é mais comandada por João Alves.

Uma outra curiosidade no término da janela partidária foi à filiação do vereador Carlito Alves ao PSC, que é socialista cristão. Isso porque as 11 pré-candidatas do Republicanos chegaram a protocolar em ata pedido de sua expulsão da legenda por falta de conduta moral para permanecer na legenda após escândalo de pedofilia e exposição de vídeo íntimo. É que o PSC é um partido cristão e voltado para a família, como o Republicanos.

Agora, com as chapas prontas de vereador, vão iniciar as conversas sobre alianças políticas para as eleições deste ano.

No Rede

O ex-presidente da OAB, Henri Clay, se filiou ao Rede Sustentabilidade. Comemora o fato de o partido ter conseguido fechar a chapa de vereador com 36 nomes, estando entre os filiados o ex-vereador Magal da Pastoral. “Estamos apostando na renovação política”, afirma.

Não é o momento
De Henri Clay ao ser questionado pela coluna se mantém firme o projeto de pré-candidatura a prefeito de Aracaju: “Estou com a missão de reconstruir o partido em Sergipe. Agora, minhas atenções e tensões estão com o avanço do coronavírus. Esses próximos três meses serão muito difíceis para o Brasil. Não dá para pensar quanto mais articular candidatura. O momento é de preservar as vidas e ajudar no que for possível para combater essa pandemia”.  Ele segue no isolamento social.

PSDB na capital
Segundo o presidente estadual do PSDB, ex-senador Eduardo Amorim, as filiações na capital ocorreram como planejado. “Preenchemos todas as vagas em Aracaju. Fizemos a opção de não ter ninguém com mandato para elegermos um número maior. Temos um grupo representativo em Aracaju, gente de quase todos os segmentos sociais: advogados, contador, profissionais da saúde, pequenos empresários”, afirmou.

PSDB no interior
Revela Eduardo que no interior do Estado o PSDB tem quase 50 diretórios prontos.  “Trabalho muito!”, disse, enfatizando que com relação à filiação de prefeitos o partido mirou em filiar futuros prefeitos.

Comemorando 1
O presidente estadual do PDT, Fábio Henrique, comemora as filiações do seu partido ao fechamento da janela partidária. “Ao terminar o prazo de fiação partidária o nosso PDT saiu bastante fortalecido em Aracaju, além do prefeito Edvaldo Nogueira, temos cinco vereadores: Jason Neto, Vinicius Porto, Isac Silveira, Anderson de Tuca e Seu Marcos, temos uma chapa completa e forte”, avalia.

Comemorando 2

“Filiamos também nomes importantes como Everton Souza, Mendonça Prado, Marcos Aurélio, Enezio dos Santos Dumont e tantos outros. Temos a convicção que, com o apoio do nosso prefeito Edvaldo Nogueira vamos eleger a maior bancada da Câmara de Aracaju”, avalia Fábio, cujo seu partido tem hoje na Casa a segunda maior bancada.

PSD 1
Com o fechamento da janela partidária, o PSD não só conseguiu a filiação de sete vereadores a legenda em Aracaju, fazendo com que o partido tenha hoje uma bancada histórica de 10 vereadores na Câmara Municipal. O partido conseguiu a filiação de pelo menos dois prefeitos e um vice-prefeito.

PSD 2
Se filiaram ao PSD os prefeitos Gilson Andrade (ex-PTC/Estância) e Simone de D. Raimunda (ex-PCdoB/Riachão do Dantas), que vão para a reeleição. E o vice-prefeito de São Cristovão, Adilson Júnior, que é pré-candidato a prefeito do município nas eleições deste ano.

Riachão
“Fui convidada a adentrar nesse projeto do qual eu já fazia parte. Estar indo para um partido onde tenho aliados como o governador Belivaldo Chagas, o deputado Fábio Mitidieri e a deputada Maísa Mitidieri é uma honra e trás forças. Senti que esse era o momento de me filiar ao PSD. Agradeço também ao meu antigo partido, o PC do B, por todo o período que estive filiada”,  destacou Simone. Ela estava filiada ao PCdoB desde outubro de 2015, onde disputou as eleições de 2016 e a suplementar em 2019.

Fechando o cerco 1
Segundo o governador Belivaldo Chagas (PSD) a Polícia Militar está usando drones para dispersar aquelas pessoas que insistem em aglomerar-se, contrariando o decreto estadual que determina o isolamento social. Revela que o drone identifica a aglomeração, e por meio de um áudio, determina que as pessoas voltem para suas casas. “Caso elas não obedeçam, uma unidade policial se desloca até o local para fazer cumprir o decreto. São atitudes como essa que ajudam a salvar vidas!”, afirma.

Fechando o cerco 2
A Assembleia Legislativa, inclusive, estará votando amanhã, em sessão on-line, projeto de lei do Poder Executivo propondo pagamento de multa para quem não cumprir o decreto estadual que propõe medidas de isolamento social para conter a propagação da pandemia. O projeto propõe multa de R$ 5 mil. Será a primeira sessão remota da Alese, que passa a adotar o sistema de videoconferência já utilizado pelo Congresso Nacional.

On-line 1
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE/SE) também passará a adotar videoconferência para realização das sessões de julgamento como já está fazendo o Supremo Tribunal Federal (STF) e passará a realizar o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No mês de abril os juízes membros do Tribunal estarão reunidos nos dias 17, 20 e 22.

On-line 2
No dia 17 deste mês a videoconferência do TRE-SE ocorrerá às 9h. Nos dias 20 e 22, a reunião da Corte Eleitoral será a partir das 14h. A pauta da sessão realizada exclusivamente por videoconferência deverá ser publicada com até dois dias de antecedência e indicará a data e o horário que ocorrerá e a relação de processos que será apreciada.

On-line 3
Está na pauta do TRE/SE do dia 20 o julgamento da prestação de contas do candidato a senador Antônio Carlos Valadares (PSB) nas eleições 2018.   O relator é o juiz Leonardo Souza Santana Almeida.

On-line 4
Também ontem foi à vez do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) anunciar a apreciação e julgamento de processos por meio eletrônico.  Será a partir do próximo dia 14.

Contra os aproveitadores
Para combater casos de charlatanismo, de adulteração de produtos e até mesmo de propagação dolosa da doença #covid19 o senador Alessandro Vieira (Cidadania) apresentou projeto de lei para tornar mais severas as penas de crimes contra a saúde pública e contra a administração pública, como corrupção, peculato e tráfico de influência durante a pandemia. “Além disso, o projeto propõe tipificar como crime contra as relações de consumo a conduta de elevar exorbitantemente o preço de bens essenciais durante estado de calamidade pública. O PL 1153/2020 foi pensado visando blindar o país nesse momento de vulnerabilidade econômica e social ocasionado pela pandemia do Covid-19”, justifica.

Ponto de vista 1
Para Alessandro Vieira o presidente Bolsonaro está cada vez mais isolado da sociedade. “Claramente ele busca um discurso de vítima do sistema, talvez para justificar sua incapacidade gerencial e política, ou pior, para causar uma ruptura que justifique eventual tentativa de autogolpe”, afirma, enfatizando que “ao desprezar os técnicos e a ciência, a responsabilidade será maior”.

Ponto de vista 2

Do senador Rogério Carvalho (PT) sobre Bolsonaro ter dito que poderia usar a sua caneta para eventualmente tirar do governo integrantes que viraram estrelas: “O presidente Jair Bolsonaro avalia demitir o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, e considera substituí-lo por um nome que seja defensor da utilização da hidroxicloroquina no tratamento de pacientes com coronavírus”.  “Presidente, a situação do Brasil é grave! Sofremos com a sub notificação de casos de #coronavirus, falta de EPI’s, testes e até mesmo máscaras, o número de mortes é cada vez maior, e o assunto que o senhor quer falar é sobre Mandetta e Moro? Faça-me o favor!”.

Veja essa…

Do senador Rogério Carvalho (PT) sobre a pandemia do novo coronavírus: “Vocês lembram do Titanic? Quando o navio começa a afundar e os comandantes pegam os poucos barcos reservas para salvar a elite, deixando os pobres morrerem? Pois é, esse é o Governo Bolsonaro”.

CURTAS

Com quatro mortes e 32 casos de pessoas com coronavírus em Sergipe até ontem, o estado é o 4º no país com maior número de óbito se comparado ao número de casos, o correspondente a pouco mais de 9%.

Com 564 mortes até a noite de ontem o Brasil é o 13º país. Com caso de óbito por coronavírus no mundo, com 12.161 mil casos registrados.
O Estado de Tocantins é o único que ainda não foi registrado nenhum óbito. São 17 casos confirmados de contaminação pela Covid-19.

Pesquisa Datafolha publicada ontem pela Folha de S.Paulo mostra que 76% dos brasileiros acreditam que o mais importante neste momento é deixar as pessoas em casa; 18% querem acabar com o isolamento; e 6% não sabem opinar.

O instituto entrevistou, por telefone, 1.511 pessoas entre os dias 1º e 3 de abril. A margem de erro da pesquisa é de três pontos para mais ou para menos.

Hoje tem Papo Reto com o governador Belivaldo Chagas. Falará sobre as ações que estão sendo tomadas no enfrentamento do coronavírus em Sergipe. A live será a partir das 12h pelo Facebook e Instagram @governosergipe, pela Aperipê TV e pelas rádios Aperipê AM e FM.

ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta fala à imprensa

Após todo o dia de especulação de que seria exonerado do cargo de ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, melhor ministro do governo Jair Bolsonaro, afirmou ontem à noite que vai continuar no cargo durante entrevista coletiva à imprensa. “Hoje foi dia que rendeu pouco, ficou todo mundo com a cabeça avoada se eu iria permanecer ou sair. Agradeço muitos que vieram em solidariedade. Gente limpando gaveta, inclusive a minha. Nós vamos continuar, porque continuando nós vamos enfrentar o nosso inimigo, que é a covid-19”. Lamentável que Bolsonaro pense assim, mesmo nesse momento de pandemia do coronavírus.

Mandetta somente segue no cargo por pressão do Congresso Nacional e dos Militares. O nome especulado  para o Ministério da Saúde é o do ex-ministro e deputado federal Osmar Terra, pelo fato de defender o uso de cloroquina para tratamento do vírus enquanto o ministro defende o distanciamento social.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *